PAPO CABEÇA

PAPO CABEÇA, BIOGRAFIAS, VÍDEOS, NOTÍCIAS E MÚSICAS, TUDO ISSO COM UMA LINGUAGEM PRÓPRIA!!

terça-feira, 7 de maio de 2013

AS ORIGENS DOS IRMÃOS REGGAE E ROCK' N ROLL




          A Música Negra pai de dois filhos: Rock'n Roll e Reggae, ambos fruto do amor da negritude, embora, alguns não reconheçam ou não conhecem propriamente dito a verdadeira história. Oriundo dos guetos pobres de periferia negra, nasceu da necessidade de estravasar as enérgias em forma de música e dança, e nisso também passou a ser exercida uma atitude própria em seus seguidores, nos meados dos anos 20 nasce um jovem que mudaria o percusso dessa história, na cidade de Saint Louis, 18 de Outubro de 1926 nos EUA, Chares Edward Anderson Berry ou (Chuck Barry), esse cara é conhecido como o precursor do Rock'n Roll, com sua criatividade criou um estilo próprio de tocar e cantar suas canções em um rítmo diferente e inovador, até mesmo o jeito de dançar tocando sua guitarra é totalmente original, até hoje quando alguém toca um de seus clássicos: Johnny B. Goode ninguém consegue ficar parado.
          Irmão mais novo do Rock'n Roll, nasceu também de origem pobre, nos guetos jamaicanos, sua origem vem dos antigos batuques afrodescendentes assim como seu irmão mais velho o Rock, nasce com uma energia e vibração diferente, mas com o mesmo objetivo e anseio, revolucionar a música mundial, e colocar as pessoas para pensar mais uma nas outras. Nasceu com inicialmente com o nome de Rock Steady, quando o um tal de Derrick Morgan colocou uma batida diferente na música, mas o rítmo foi criado por Steve Barrow, então só depois um produtor chamado Bunny mudou a batida em um órgão e a guitarra base, dando origem a essa batida inovadora e cadenciada chamada mais tarde de Reggae.  O maior divulgador foi Robert Nesta Marley (Bob Marley), embora o reggae ja existia mas não tinha um artísta de expressão internacional, e ele foi responsável pela divulgação internacional do Reggae Music, tornando-se um dos maiores íncones do gênero, assim como foi Elvis Presley com o Rock.
          Ainda assim, mesmo com toda essa hístória, existem pessoas que confundem suas origens e distorcem o seu real sentido, Rock'n Roll e Reggae são músicas Negras criadas por Negros em guetos e vielas miseráveis, que o sistema repudiava e discriminavam, quando os garotos da época saiam de suas casas para curtirem
esse som, voltavam transformados, estava nascendo ali, uma nova ideologia de vida, que passava a identificar-se com a juventude da época, e nesse presuposto, nasce uma geração embalada pelos acordes estonteantes desses gêneros que se tornou referência para todo o mundo.
          No Brasil não foi diferente, embora, tenha sido absorvido logo de primeira pela burguesia da época, até porque os pobres não poderiam comprar as roupas de couro e as lambretas que representavam a atualidade, o Rock tinha se transformado em produto de venda de alta qualidade, assim também se tornou com o Reggae, começou pobre e passou a ser consumido pela burguesia também.
          Não há nada de errada em todas as classes sociais curtirem os produtos o som, o que não me deixa chateado é ver a exploração de alguns produtores ou empresas com esses gêneros, fazendo da vida uma festa pra lucrar o ano inteiro. E no fundo não fazem nada pelo Reggae nem pelo Rock.
         

Nenhum comentário :

Postar um comentário