PAPO CABEÇA

PAPO CABEÇA, BIOGRAFIAS, VÍDEOS, NOTÍCIAS E MÚSICAS, TUDO ISSO COM UMA LINGUAGEM PRÓPRIA!!

sábado, 6 de fevereiro de 2016

CARNAVAL DO POVO!!!

                                                   Bloco Pinto da Madrugada Maceió/AL

          Hoje é Sábadão de Zé Pereira!! Salve, salve o Carnaval!! A maior Festa Popular do Planeta!!
          Os outro Países que me perdoem, o CARNAVAL BRASILEIRO é sem dúvidas o melhor!!
Existem diversas manifestações diferenciadas por todo o nosso grande País, nos Estados cada qual com sua peculiaridade das histórias de suas raízes, e assim vai se tornando uma diversidade de cultura das mais ricas e belas do mundo, diga-se de passagem!!
          Literalmente não existe o melhor lugar, com o Carnaval todos são bons, mesmos os lugares mais simples e distantes, tem uma essência boa de folia. Embora esse ano me parece que um dos grandes centros da folia "Salvador" na Bahia, o Carnaval por lá esse ano tem uma diferença, os blocos vão desfilar sem o assessória tradicional a famegerada "CORDA" enfim. Sendo alvo de críticas pelos especialista em Carnaval, esse tipo nasceu em Salvador devido separar os pagantes de abadás "roupas de blocos" da demais população não "pagante" ou seja o POVO!! Não sei se isso é um reflexo da tal crise do Pais, se for verdade é um sonho realizado, pois a muitos anos a população ou seja os nativos de Salvador não participam dos tais blocos pagantes, devido o custo ser altíssimos, e nessa ótica torna o carnaval com fama e cara de "Fechado". Sinceramente não vejo muita graça nisso, participar de bloco pago de carnaval, mas isso é uma outra história! Vale apena ressaltar que uma das belezas do Carnaval Baiano não é vendida nem divulgada, são os Blocos de Afoxés e Afros, como o mais antigo bloco afro, vossa Majestade o Ilê Aiyê, que em 1974, no Bairro da Liberdade, dois amigos decidiram criar uma agremiação carnavalesca formada só de NEGROS, nascia assim o Ilê Aiyê. Antônio Carlos Vovô, um dos fundadores, conta que o bloco afro surgiu para combater o racismo. "Na época, os grandes blocos e clubes eram todos de pessoas brancas, a participação do NEGRO era só tocando ou carregando alegorias, por isso, resolvemos criar um bloco onde o NEGRO fosse também peça PRINCIPAL" disse. Nesse contexto esse ano comemora-se 40 anos dos Blocos Afros de Salvador, legal né??
             Todos os Estados do País tem sua folia de acordo com a cultura local de cada região, nenhum se compara ao outro, o de Pernambuco com sua diversidade popular arrasta multidões com o maior Bloco Carnavalesco do Mundo o Galo da Madrugada, aqui em Alagoas temos o nosso Pinto da Madrugada filho oficial do Galo de Recife, fora o nosso litoral que é um dos mais belos do mundo, enfim, e assim vai!!
              De qualquer forma, se for brincar cuidado com a violência, e se for beber não dirija evite acidentes pelo amor de JAH!!
              E se você não for de brincar, vai em algum lugar que sinta-se bem! Mas não adianta criticar quem é folião! Cada qual em seu lugar OK!?
           
De:MAZZOLA
Fonte Pesquisa sobre blocos afros: agenciabrasil.ebc.com.br

Nenhum comentário :

Postar um comentário