PAPO CABEÇA

PAPO CABEÇA, BIOGRAFIAS, VÍDEOS, NOTÍCIAS E MÚSICAS, TUDO ISSO COM UMA LINGUAGEM PRÓPRIA!!

sábado, 11 de março de 2017

PANORAMA DOS MOVIMENTOS




           Desde os meados de 1885 venho observando a transição e transformação da Cultura musical brasileira e toda sua vertente de movimentação de militância, infelizmente não cheguei a viver os anos dourados, década de 60 e 70, pois foram os mais produtivos e progressistas de todos os tempos, com as vertentes dos Movimentos: Hippie, Punks, Reggae, Rock Industrial e Metal.
        O movimento Hippie vinha com uma carga mistica de músicalidade e espiritualidade sem agressividade, mesmo seus membros lutarem de forma pacifica e alternativa contra o sistema.
        O movimento Punk Inglês, nasceu na periferia e lutou bravamente contra o sistema dominante da sociedade, com um estilo mais agressivo e radical, um misto de patriotismo e amor a natureza.
        O movimento Reggae, surgiu nos meados de 70, mesclado a outros, seu apogeu se deu na Europa, quando foi expandido o Caminho de Vida Rastafari, pelo músico Bob Marley.
        O movimento Rocks Industrial dos anos 80, era mais um estilo leve mais autoral de crítica politicamente correto, e tem em seu gajamento uma forma mais politizada de protestar através das músicas produzidas.
         O movimento Heavy Metal, paralelo ao Punk fez sua parte se espalhando pelo mundo, e até os dias de hoje tem mercado e seguidores.
         O movimento manguebeat nos anos 90, criado no Nordeste na Cidade do Recife, foi o último movimento propriamente dito, que lutou para um resgate da música popular nordestina, misturada ao som regional afros local, nascia então um movimento genuinamente brasileiro sem influencia de outro País, foi o único a valorizar de forma inteligente e criativa o povo sofrido no nordeste, capitaneado pelo genial CHICO SCIENCE e a Banda NAÇÃO ZUMBÍ. Até os dias de hoje não surgiu nenhum movimento capaz de destacar a brasilidade de nosso povo como fez o movimento Manguebeat de Pernambuco, dando assim a todo o País e ao mundo uma lição de simplescidade com criatividade.
          Agora te pergunto? Onde está a criatividade dos músicos e militantes que não criaram um novo movimento. Porque ultimamente parece que existe uma anomalia da criatividade artística, o que mais se vê hoje em dia, e a repetição do que já foi criado, e o pior de uma forma medíocre!! Produtores vendidos para emissoras, inventam Reality Shows no desespero de novos talentos, esses mesmos sendo cópias. Infelizmente é isso que está aparecendo, e o pior de tudo é saber que as fontes verdadeiras estão se esgotando, e a lacuna ficando aberta sem reposição. A mentalidade atrofiada pelo modismo sistemático nos leva a um panorama de PRODUTO, do qual não se filtra nenhuma qualidade ou originalidade, esse desespero mercadológico implica na criatividade artística daquele que produz algo novo ou inédito, não se tem portas abertas para esse tipo de trabalho quando surge.
           Ficamos na torcida por uma criatividade que nos leve a um caminho de originalidade.
          

Nenhum comentário :

Postar um comentário